Oi gente!! Muita gente acha que regras de etiqueta são uma grande bobagem. Eu não. Para mim, são um código de comportamento necessário, e cada ocasião tem o seu. Nunca abordei esse assunto aqui, mas acho que é super relevante. Ser chic é muito mais que usar uma roupa grifada e andar na moda. Seu comportamento diz muito sobre você.
De tempos em tempos vou falar de alguma coisa relacionada ao tema e, se vocês tiverem dúvidas ou sugestões, podem enviar para o e-mail chicsemesforco@yahoo.com.br.
Para estrear a sessão "etiqueta", escolhi falar sobre regras à mesa. Mas não quero falar daquele montão de talheres e copos, coisas que não fazem parte do dia-a-dia da maioria das pessoas.
Vou mostrar a forma como a maior parte dos restaurantes arruma a mesa e como lidar corretamente com guardanapo, talheres, pratos e copos. Primeiramente, vamos à imagem:

O ítem (1) da imagem é o prato de pão. Ele deve ser mantido Nesta posição, não se deve colocá-lo sobre o prato de serviço (2). Deve-se comer o pão com as mãos, partindo-o em pequenos pedaços e levando-os até a boca. Nunca se deve partir o pão com faca ou com os dentes. Por vezes a faca de manteiga (6) é encontrada já sobre o prato de pão.
O garfo de mesa (4) deve estar sempre à esquerda e a faca, (5) à direita, com a serra virada em direção ao prato. Colher (7) e garfo (8) de sobremesa são dispostos acima do prato, um em cada direção.
O copo de pé maior, mais ao centro,  é o de água (9), e o de pé menor é o de vinho (10).
Por fim, o guardanapo (3) pode estar sobre o prato ou à esquerda do garfo. Ele deve ser colocado sobre suas pernas antes mesmo da entrada. Deve-se dobrá-lo ao meio, formando um retângulo. Ao final da refeição, ele deve ser deixado do lado direito do prato, sem dobrar.

Durante a refeição, enquanto não estiver cortando os alimentos, a faca deve ser apoiada na parte de cima do prato, com o cabo levemente inclinado para baixo. A serra deve estar sempre voltada para dentro, em sua direção, como na imagem abaixo:



Por último, um erro que vejo as pessoas cometerem com frequência: a posição dos talheres ao fim da refeição. Garfo e faca devem estar paralelos, sendo que a faca deve estar à direita do garfo, com a serra voltada para ele. Podem estar em qualquer posição dentro do quadrante inferior direito, mas o supra-sumo do chic é colocá-los com os cabos apontados em sua direção, como na imagem abaixo.
Depois dessas regrinhas básicas, vamos ao que não se deve jamais fazer em um restaurante:
- falar e gargalhar muito alto;
- gesticular com talheres nas mãos;
- fazer barulho com os talheres sobre o prato;
- apoiar os cotovelos na mesa enquanto come;
- assoviar, fazer "psiu" ou usar gírias e apelidos para chamar o garçom. Chame-o de "garçom" ou pergunte o nome dele. Todo mundo gosta de ser tratado pelo nome.

Bom, espero que tenham gostado. Só mais uma coisa: a melhor forma de saber se portar e agir com naturalidade é exercitar essas práticas no seu dia-a-dia.
Beijinhos e até a próxima!!

18 comentários até o momento.

  1. Também acho muito importante!

  2. Adorei! Boas maneiras são essenciais.
    Aproveitando gostaria de sugerir um assunto.
    Como devemos cumprimentar pessoas quando apresentadas? 1 beijinho? 1 aperto de mãos? a distância? Acho legal tb. Abraço

  3. Amo regras de etiquetas. Acho super valido este tipo de informação. Muitas vezes ficamos em duvida de como nos comportar...

  4. Ivana, adorei este post!
    Acho muito importante as pessoas serem educadas e informadas sobre o básico das regras de etiqueta.
    Detalhes simples q fazem toda a diferença na vida da gente.
    Bjos

  5. Betina,
    Gostei da sugestão. Vou falar disso em algum post mais adiante.
    Bjs.

  6. Flávia says:

    Ivana, simplesmente A-MEI este post! Já trabalhei em restaurante (em navio de cruzeiro) e percebi que as pessoas realmente tem muita dificuldade com esta questão. Um dica importante é que as pessoas não devem empurrar pratos e talheres para longe de si quando se sentam à mesa. E uma outra coisa que as pessoas sempre confundem é sobre os copos e acabam pegando o do vizinho... que fica sem nenhum!

  7. Kakaya says:

    Dicas simples e que farão diferença onde estivermos!Parabéns!

  8. sonia says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  9. sonia says:

    Olá,

    Etiqueta a mesa discrição é fundamental, acredito que a estiqueta vai muito além do manusear dos talheres. Ela te acompanha desde as primeiras horas do dia, um simples Bom dia, muito obrigado, por favor, ja fazem a grande diferença.
    Parabéns pela matéria.
    Sonia Lovate

  10. Anônimo says:

    Ámei! As dicas, simples e eficiente e de grande ajuda.

  11. amei sao pequenos detalhes mas q fazem a diferenca,ti faz mais esgura e passa imagem de uma pessoa mais segura.bjs

  12. CAMILLY says:

    olá meu nome é camilly e vou fazer um chá de bonecas e quero q tudo saia perfeito(todos o desenhos q vc postou eu desenhei e escrevi) ADOREI SEU SITE OK

  13. Anônimo says:

    Amei!!! mais explicado impossível pois está até desenhado :-). Parabéns.

  14. Anônimo says:

    Acho fundamental essas regrinhas de etiquetas,pois são elas q passam uma boa imagem de alquém.

  15. Anônimo says:

    Acho muito importante essas regras de etiqueta, Afinal todos nós estamos exposto diariamente a julgamento do proximo, Certos comentarios nada agradaveis, Gostei Muito.

  16. amprasp says:

    achei muito informativo o seu artigo sobre etiqueta. Sempre fico insegura nesse assunto. Tenho dificuldades quando tenho que frequentar lugares mais requintados, pois não basta só saber, é preciso a pratica diária.

    Faço parte de uma associação de moradores rurais da cidade de cunha-sp.Fizemos um blog, para melhor divulgação de nossas atividades: www.amprasp.blospot.com.br e quero saber se posso divulgar seus artigos nesse blog. É claro que colocarei a fonte. Fico aguardando sua resposta e parabéns! Um abraço,
    Helena

  17. Anônimo says:

    Eu amei, pois adoro ser chik.
    Eu tenho amigos no amazonas qui nao se comportam bem !
    Vou baixar isso e mandar pra eles.

  18. Anônimo says:

    òtimas dicas

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão.